O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores,reco reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Hoje aqui em casa é encerrada oficialmente as festas de fim de ano.
Desmontamos a árvore, guardamos as luzes, tudo para que no dia 1º de novembro, possamos colocar tudo de novo e reviver essa época que é tão mágica, a época do NATAL e da renovação que é o ANO NOVO.

Beijinhos e até breve...

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah é verdade, bem lembrado hoje Dia de Reis!
Não podemos nos esquecer deles, que foram visitar menino Jesus!
É hora de guardar nossa arvore de Natal!
Otima 6feira beijos de luz

sheyla xavier disse...

Bruna
Por aqui pelo nordeste tem muitas festas neste dia. Mas, aqui tudo é festa rsrs Mais um ciclo que se fecha e início de outros.
Um excelente final de semana,
bjoss
Sheyla.